Programa Sebrae Itinerante leva atendimento aos pontos mais remotos do Estado do Acre PDF Imprimir E-mail

sebrae_itinerante_a.jpg Dentre as várias atividades realizadas durante o evento, destacaram-se as palestras, mini-cursos, a orientação na elaboração de planos de negócios e projetos, as consultorias básicas, o atendimento na lojinha com perfis de oportunidades de negócios, o atendimento individual sobre legalização, alteração e baixa de empresas, legislação trabalhistas, previdenciária e fiscal, acesso ao crédito e outros produtos financeiros, licenciamento ambiental, projetos agropecuários, além de muitos outros. Esses serviços oferecidos ao empreendedor rural e urbano, como também ao pequeno empresário e microempresário, possibilitaram que estes pudessem ter acesso a todos os produtos e serviços prestados pelo SEBRAE Itinerante. 

Levar ações em um único espaço é o principal objetivo do SEBRAE Itinerante, como também fazer com que o pequeno empresário possa ter acesso a todos os produtos e serviços do SEBRAE/AC e das Instituições parceiras como o Banco do Brasil, o Governo do Estado do Acre (SEAPROF e SEAP), as Prefeituras locais, o Banco da Amazônia, a Caixa Econômica Federal, o IMAC, o INCRA, o ASMAC, a APPML e outros.

Segundo o coordenador do SEBRAE Itinerante Jorge Saady, uma das metas é atingir o maior número possível de municípios acreanos beneficiados com as ações itinerantes do SEBRAE até o final de 2008, em parceria com o Governo do Estado, com as associações comerciais e com as Prefeituras: “Aí sim podemos afirmar que o SEBRAE/AC está realmente presente e atuante em todo interior do Estado com seus produtos e serviços e com ações dos projetos setoriais”. Saady enfatizou também a importância e a atuação dos técnicos da Unidade Regional do SEBRAE no Juruá na pessoa do gerente Domingos Amaral Júnior, que considerou o evento um sucesso e de grande importância para a comunidade daquela localidade.

DESTAQUE

sebrae_itinerante_b.jpg O SEBRAE Itinerante em Mâncio Lima contou com a presença especial do produtor Edno, que, um dia, fez um curso de sistema de produção no SEBRAE e aprendeu como produzir e comercializar amendoim. Edno gostou da idéia e resolveu plantar meio hectare do produto, com o apoio da prefeitura e do SEBRAE/AC. Com a venda do produto, ele aumentou significativamente a renda familiar. 

GARRAFADAS – O senhor Antonio Cardoso Maia também esteve presente no Itinerante e contou que começou a trabalhar com os produtos da floresta, produzindo as famosas garrafadas, desde nos anos 60. Ele produz várias qualidades de garrafada, mas o destaque, segundo o senhor Antonio, é o “remédio” feito de mistura de pau darco roxo, copaíba, chichuar, jucá, jatobá, unha de gato e salsa, o qual serve para curar manchas no corpo e outras inflamações. Segundo ele, o “remédio” tem curado tipos de doença  que nem as pessoas nem conheciam.

Prefeitura de Mâncio Lima presente no Itinerante do SEBRAE

sebrae_itinerante_c.jpg Segundo o prefeito Luiz Helosman, o SEBRAE/AC veio para Mâncio Lima parar ficar na história do município, constituindo um grande parceiro nos projetos de piscicultura, horticultura e amendoim. A cultura deste último teve implantação recente, mas já apresentou resultados positivos e hoje gera renda para aproximadamente 15 famílias de pequenas propriedades rurais.