Núcleo Internet
O papel do Sebrae no acesso aos serviços financeiros
O Sebrae assume o papel de facilitar o acesso aos serviços financeiros pelas micro e pequenas empresas e empreendedores
Como o Sebrae não é banco e não empresta recursos, sua atuação se concentra em criar uma estrutura adequada de atendimento a seus clientes.
O acesso aos serviços financeiros, sobretudo o crédito, é certamente um dos principais propulsores da economia dos países e de suas empresas, contribuindo diretamente para o seu crescimento e desenvolvimento social.

Pesquisas indicam que em algum momento as empresas acabam necessitando de recursos de terceiros. Entretanto, a falta de crédito ainda se constitui com um forte obstáculo para a criação e o desenvolvimento dos pequenos negócios no Brasil.

Diante deste cenário o Sebrae assume o papel de facilitar o acesso aos serviços financeiros pelas micro e pequenas empresas e empreendedores e de buscar formas para a redução dos custos dos empréstimos.

Como o Sebrae não é banco e não empresta recursos, sua atuação se concentra em criar uma estrutura adequada de atendimento a seus clientes, seja por meio das informações e orientações prestadas, ou por meio de articulações com instituições financeiras públicas e privadas e com os órgãos de supervisão e controle, de modo a propiciar a redução das barreiras que enfrentam os empreendedores na busca por recursos financeiros, ou conscientizá-los que empréstimos não são, necessariamente, a solução para seus problemas financeiros.