Jornal Sebrae

Brasil, 04 de novembro de 2008 | Visualizar no navegador

Márcia Tavares

Fotografia

Marcelo Barbieri, diretor de Publicidade/Escritórios Regionais da Editora Globo, e presidente Paulo Okamotto

ANUÁRIO ÉPOCA

Sebrae é premiado em ‘ensino e educação’

O Sebrae foi vencedor absoluto na categoria ‘educação e ensino’ da premiação do ‘Anuário Época Negócios 100 – As Empresas de Maior Prestígio do Brasil’. A entrega do prêmio ocorreu na noite de segunda (3) em São Paulo e a Instituição ficou com o primeiro lugar nos seis quesitos: Admiração, Confiança e Ética, Qualidade, Responsabilidade Social e Ambiental, História e Evolução e Postura Inovadora. Para o presidente Paulo Okamotto, o prêmio é um estímulo para a equipe e para a Instituição. “Este reconhecimento mostra que estamos no caminho certo”. Ele ressaltou que agora o principal desafio é manter o Sebrae como uma instituição reconhecida nacional e internacionalmente que tem produtos e é referência para o segmento. “Queremos cada vez mais pelos meios de comunicação e da educação transferir aos empresários o que o Sebrae faz e tem feito”. O diretor de Redação da revista Época Negócios, Nelson Blecher, lembrou que “a transparência é um fenômeno inevitável para a sobrevivência das empresas. Tão importante quanto à qualidade técnica, é a credibilidade das marcas corporativas”. Para saber mais sobre o prêmio, basta clicar em http://epocanegocios.globo.com/

Márcia Gouthier/ASN

Fotografia

Resultado será divulgado em dezembro

PRÊMIO DE ARTESANATO

TOP 100 dobra número de inscrições

O Prêmio Top 100 de Artesanato deste ano superou a meta de inscrições. Ao todo foram registrados 1.025 inscritos de todo o Brasil. A primeira edição, realizada em 2006, contou com mais de 500 participantes. De acordo com Beatriz Rosseto, da Unidade de Acesso a Mercados, o salto no número de inscrições se deve a um maior envolvimento dos estados. “Nesta edição, cada estado interessado em participar do prêmio assinou um termo de adesão. Com isso foram desenvolvidas importantes ações com maior nível de comprometimento”. O prazo de inscrições no prêmio terminou no último dia 31 de outubro. Os vencedores serão divulgados no site do Sebrae em dezembro. A cerimônia de premiação está prevista para março de 2009 em São Paulo.

DIVULGAÇÃO

Colaboradores serão os primeiros a conhecer números sobre MPE

Na próxima segunda-feira (10), será apresentada, em primeira mão, para o público interno, a pesquisa ‘As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas MPE brasileiras’. A exposição ocorrerá às 14h30 no auditório do Nacional. A apresentação do estudo é resultado da parceria firmada, este ano, entre o Nacional e o Observatório das MPE do Sebrae/SP. A idéia das duas unidades é desenvolver ações conjuntas. Uma delas é promover exposições regulares de estudos e pesquisas para o público interno. “Queremos criar uma rotina para que esse conhecimento chegue primeiro aos colaboradores do Sebrae”, diz o gerente Pio Cortizo. Para efetivar a parceria, tanto o Nacional quanto o Sebrae/SP já inseriram essa ação em seus planos de trabalho para o próximo ano. Posteriormente irão assinar convênio de cooperação.

Divulgação

Fotografia

Senador Adelmir Santana, colaboradores e parceiros

ACOMPANHAMENTO

Adelmir Santana visita Sebrae Alagoas

O presidente do CDN, senador Adelmir Santana, visitou a sede do Sebrae em Maceió e a Central de Atendimento Empresarial Fácil na sexta-feira (31). “A grande capacidade do nosso corpo funcional, aliado ao desafio da nossa missão, oferece-nos uma responsabilidade ímpar no desenvolvimento dos pequenos negócios em todo País”, afirmou. Adelmir também conheceu as instalações da Central Fácil, reconhecida nacionalmente pela agilidade no processo de legalização de empresas. Em Alagoas, para se abrir uma empresa leva-se cerca de cinco dias úteis, com casos de legalização de pequenos negócios em 24 horas. “O Fácil Maceió é uma experiência exitosa, referência para todo o Sistema e que demonstra a força da capacidade de articulação e gestão do Sebrae e seus parceiros”, afirmou o presidente do CDN.

JOGO INTERNO

Funcionários preparam-se para a final do Desafio

A coordenação do Desafio Sebrae Sistema divulgou os nomes das seis equipes que irão participar da final do jogo em Brasília. As finalistas são Bico Fino, do Nacional, Beleza Pura (DF), Covicladi (BA), Smart (MA), Explosão e Malas & Cia, ambas de Mato Grosso. A abertura acontece no dia 14 às 18h. As equipes decidem o título nos dias 15 e 16 no Hotel Manhattan. O nome da vencedora será divulgado na noite do dia 17 em solenidade no Memorial JK, quando também serão conhecidos os vencedores do Desafio Universitário. O Desafio Sebrae Sistema resulta de parceria das Unidades de Atendimento Individual e de Gestão de Pessoas. “O Desafio é uma ferramenta eficaz de capacitação. O jogo possibilitou aos funcionários do Sebrae no Brasil inteiro conhecer profundamente o projeto”, explica a analista Lídia Henrique. As equipes de universitários que passaram para a final também já foram divulgadas. Saiba mais na ASN (www.agenciasebrae.com.br).

Você sabia?

Brasileiro tem a cultura de empreender

Cerca de 31% da população adulta brasileira possuem no seu histórico algum envolvimento com atividade empreendedora, seja no momento atual, como empreendedor em estágio inicial ou estabelecido, seja no passado. Esse dado demonstra a existência de um ator social até então não reconhecido: o ‘empreendedor em série’. Leia mais sobre o assunto na Pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM 2007) no site http://www.sebrae.com.br/customizado/estudos-e-pesquisas.

Envie sugestões de reportagens, comentários e críticas pelo e-mail jornalnet@sebrae.com.br
Cancelar o recebimento do Jornal Sebrae.net