Internacional
06/11/2008 08:30

Eventos em São Paulo, de 20 a 22 de novembro, destacam palestras sobre diversos temas e terão apresentação sobre novo formato do Empretec

Marcelo Araújo

Breno Peres Capacitação tem duração de nove dias

Em comemoração aos 18 anos do Empretec no Brasil, serão realizados o XIII Encontro Internacional de Empreendedores e o XVI Encontro Latino Americano do Programa Empretec. Esses encontros acontecem no Centro de Exposições Imigrantes na cidade de São Paulo no período de 20 a 22 de novembro e integram a Semana Global do Empreendedorismo, celebrada no mundo inteiro entre 17 e 23 de novembro.

A metodologia de seminários Empretec foi criada em 1989 pela Conferência das Nações Unidas para Comércio e Desenvolvimento (Unctad) para estimular os comportamentos empreendedores e, conseqüentemente, contribuir para o surgimento de negócios mais sólidos, instrumentos para potencializar a geração de emprego e renda e fortalecer a economia dos países. Um ano depois, o Empretec chegou ao Brasil e em 1993 passou a ser desenvolvido no País pelo Sebrae. Nessas quase duas décadas, cerca de 120 mil pessoas participaram do seminário, que ajuda a formar empresários inovadores.

A realização dos eventos em São Paulo é do Sebrae, que tem como parceiros a Universidade de São Paulo (USP), o Instituto Empreender-Endeavor e o grupo Elsevier. Os organizadores esperam um público em torno de 3 mil pessoas para os encontros.

O gerente da Unidade de Atendimento Individual do Sebrae Nacional, Enio Pinto, diz que os eventos em São Paulo darão aos empretecos (nome pelo qual são conhecidos os ex-alunos do seminário) uma oportunidade de reciclagem. “Quem faz o Empretec sente necessidade de continuar sua capacitação. Esse tipo de encontro disponibiliza conhecimento de ponta sobre empreendedorismo e permite entrosamento, troca de experiências e até a possibilidade de geração de negócios entre os participantes”, afirma Enio.

Os eventos contarão com a Sessão de Negócios, que vai estimular a criação de uma rede de contatos dos empretecos e fomentar negócios entre eles. A sessão terá reuniões comerciais em que compradores e vendedores apresentarão os produtos e serviços com que trabalham.

Identificação de oportunidades

Carla Virgínia Lima Costa, gestora nacional do Empretec, também ressalta o papel dos eventos. “Os encontros enfocam a inovação no empreendedorismo, a identificação de oportunidades nos mercados local, nacional e internacional e a gestão estratégica”, explica.

Na mesma programação acontecerão o Encontro dos Diretores do Empretec nos 31 países que adotam a metodologia da Unctad e o Encontro dos Facilitadores, Selecionadores e Coordenadores Estaduais do Empretec.

Erika Vadala, analista da Unidade de Educação do Sebrae em São Paulo e coordenadora dos eventos, destaca o conteúdo das palestras. “Trazemos pessoas de várias partes do mundo para abordar a questão do empreendedorismo. Quem participar terá uma oportunidade única de ouvir esses depoimentos, assimilar seus conteúdos e adaptá-los as suas realidades”, explica Erika. A coordenadora diz que além do tema empreendedorismo, as palestras abordarão questões relevantes como ética, sustentabilidade e inovação.

Durante o Encontro dos Diretores do Programa, será apresentada a experiência brasileira para redução da carga horária do Empretec de nove para seis dias, o chamado Empretec 6D. A mudança possibilita que o empresário fique menos tempo ausente do seu negócio.

Programação

Os eventos começam no dia 20 às 15h. Às 17h30, haverá a palestra “Inovação e Cenário Futuro”, com o engenheiro Sílvio Meira. No dia 21, às 9h, a escritora Ginha Nader apresentará o tema “Modelo Walt Disney de Gestão”. “Essa é uma palestra normalmente ministrada para grandes empresas e no encontro estará em uma condição mais acessível para proprietários de micro e pequenos negócios”, observa Renato Santos, facilitador do Empretec no Distrito Federal.

Ainda no dia 21, às 11h30, o ex-ministro Ozires Silva, um dos criadores da Embraer, apresentará a palestra “Empreendedorismo e Inovação”.

A lista de palestrantes inclui o especialista em empreendedorismo e professor José Dornellas; Carlos Felix Ximenes, diretor de Comunicação do Google; Rafael Alcaraz Rodrigues, da Universidade Monterrey (México); Lesley Hetherington, da Universidade de Strathclyde (Escócia), e outros. A programação completa dos eventos está no site http://aformuladainovacao.com.br.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias – (61) 3348-7494 e 2107-9362 / http://www.agenciasebrae.com.br
Sebrae/SP – 0800 570 0800
Site do evento – http://www.aformuladainovacao.com.br/

Os textos e as fotografias veiculadas pela Agência Sebrae de Notícias podem ser reproduzidas gratuitamente mediante a citação da agência e do crédito do fotógrafo. Para mais informações, os jornalistas devem telefonar para (61) 3348.7494, no horário das 10h às 19h.

Notícias relacionadas

06/11/2008 16:41Empreendedorismo
São Paulo será palco de encontro internacional