Colaboradores e parceiros passam por capacitação sobre o Empreendedor Individual 

Vanessa Borges   01/6/2009 17:00 

  Durante todo o dia, colaboradores do Sistema Sebrae receberam informações e tiraram dúvidas sobre o Empreendedor Individual, a nova figura jurídica – criada dentro da Lei Geral, de acordo com a Lei Complementar 128 de 19/12/2008 – que entra em vigor dia 1º de julho. “Várias questões foram esclarecidas, e isso vai dar mais consistência ao atendimento feito por nós”, ressalta o colaborador Luiz Nogueira, do Sebrae de Pernambuco.

“É muito importante este tipo de treinamento para nós que trabalhamos na ponta, no atendimento ao cliente, porque estamos esclarecendo nossas dúvidas para que, a partir dia 1º de julho, a gente possa esclarecer as dúvidas dos candidatos a Empreendedores Individuais”, destaca a colaboradora Helia Castro, da unidade do Distrito Federal. “A partir desse dia acredito que vamos ter filas de atendimento”, diz entusiasmada.

Colaboradores e parceiros na formalização do Empreendedor Individual participaram de uma aula presencial dada pelo analista André Spínola, da Unidade de Políticas Públicas do Nacional. “O quorum foi muito bom, melhor do que o que esperávamos. Os colaboradores do Sistema Sebrae são muito engajados”, destaca André. “E os colaboradores estão percebendo a importância de todas as unidades do Sistema se integrar e agir dentro de seu campo de atuação para implementar o Empreendedor Individual”, completa o analista.

Parceiros

De manhã até o fim da tarde, André Spínola dialogou com colaboradores do Sebrae e ainda com  instituições parceiras presentes. O analista da UPP abordou assuntos como as categorias que se enquadram no perfil de Empreendedor Individual, tratou da regulamentação e da tributação da nova categoria, informações sobre o Portal do Empreendedor, e dados sobre benefícios e obrigações, as estratégias de formalização e soluções de atendimento em desenvolvimento no Sebrae.

A aula proferida pelo analista fez parte do “Kit de Capacitação sobre o Empreendedor Individual” – composto por uma vídeo-aula, disponível em CD e DVD, um manual e slides de apoio – entregue pela Universidade Corporativa Sebrae aos participantes do encontro. “O material é dez, está muito bom e didático. O Sebrae está de parabéns”, ressalta a educadora do INSS Adelaide Sousa, uma das responsáveis por multiplicar as informações para os funcionários do Instituto Nacional de Seguridade Social. “Os colegas do INSS ficarão mais capacitados para atender os cidadãos que os procurarem para saber sobre os direitos previdenciários de quem se categoriza como Empreendedor Individual”, completa a educadora.

A Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon) recebeu, durante o evento, cerca de 40 Kits que serão distribuídos aos sindicatos do setor. “Vamos aproveitar este material para orientar nossos multiplicadores sobre como os escritórios contábeis optantes pelo Simples devem atender o Empreendedor Individual que quiser se registrar”, explica José Luiz Faria, assistente da diretoria da Fenacon. 

 Fonte: Intranet, Sebrae Nacional